segunda-feira, 25 de abril de 2011

37 Anos Passaram... E Agora?!



“A representação “política” tende a “educar” – isto é, a deseducar – as pessoas na convicção de que elas não poderiam gerir os problemas da sociedade, que existe uma categoria especial de homens dotados da capacidade especifica de “governar” C. CASTORIADIS (1983), (p.274)




Deixo aqui uma proposta a quem me visitar:

Responder com seriedade, às seguintes questões:

-  O que Quer que se altere, tendo em vista o bem comum, nos seguintes sectores: - 


- EDUCAÇÃO 
- HABITAÇÃO 
- INFORMAÇÃO
- JUSTIÇA 
- REPRESENTAÇÃO POLÍTICA 
- SAÚDE

Atreva-mo-nos a dizer o que queremos objectivamente e encontrar forma de nos fazermos ouvir, ou melhor ainda, exigir sermos ouvidos.

Não acham que já passou tempo demais?!



11 comentários:

Fernando Lopes disse...

Esta é difícil de comentar em poucas linhas.

1. Educação, habitação,justiça e saúde são direitos inalienáveis de todos os seres humanos.
Desde o 25 de Abril foram feitos progressos para que estas quatro componentes de bem estar sejam o mais alargadas possível. Na minha humilde opinião, serviços públicos fortes, de excelência, devem ser dados a todos os que deles necessitem. Com celeridade e eficácia, tornando a prestação destes serviços uma referência. Não me importo de pagar impostos quero é que eles sejam bem aplicados e que assegurem a todos, sem excepção, uma vida digna.

2. Informação ao cidadão. Não o apresentar meros dados estatísticos, mas uma informação completa e transparente do que se fez e temos para melhorar, enquanto sociedade. Jornalismo pluralista ou assumidamente de "tendência" como se faz em muitos países.

3.Representação política
Que sejam os melhores, os mais aptos a exercerem cargos públicos. Aproximação dos eleitos aos eleitores através do círculos uninominais. Exigir a candidatos a cargos públicos não apenas uma validação pelos seus colegas partidários, mas pela sociedade, através de um percurso de vida e /ou académico imaculado em que a noção de serviço seja superior à noção de fidelidade ao aparelho.

Fenix disse...

Fernando

Obrigada pelo seu contributo.

Abraço
Ana

Fenix disse...

Skeptikos

Grata pela visita.

A sua resposta faz jus ao seu nick. :)

O que se pretende aqui é precisamente ir contra a corrente, e em vez de "queixas" e "faz de conta", partilharmos ideias quanto ao que temos e o que queremos para o futuro.

Cumprimentos
Ana

Anónimo disse...

Podia alongar-me mais... mas também não te quero aborrecer com devaneios de um quimerista!!!

- EDUCAÇÃO: Mudar radicalmente o objectivo da Educação. Em vez de se Educarem as pessoas para serem escravas de um Sistema obsoleto, Educá-las para que consigam Pensar além daquilo que lhes é Ensinado. Provocar tempestades cerebrais. Não formatar o Pensamento. Terminar com os níveis de ensino. Quando alguém achar que “já chega por agora”… deixá-lo ir… O nosso cérebro é ávido de conhecimento, acabarão por voltar, com vontades diferentes e visões diferentes e objectivos igualmente diferentes… Evoluíram, Pensaram… Cresceram mais um pouco.

- HABITAÇÃO: Igual para TODOS, altera apenas o número de divisões consoante a dimensão das famílias. Mas habitações EFECTIVAMENTE SUSTENTÁVEIS E COM O MENOR IMPACTO AMBIENTAL POSSÍVEL. JÁ TEMOS TECNOLOGIA PARA ISSO…

- INFORMAÇÃO: LIVRE E ACESSÍVEL E SEM CENSURA PARA TODOS A QUALQUER HORA EM QUALQUER LUGAR, NÃO EXISTEM DIREITOS DE AUTOR, A INFORMAÇÃO É DISPONIBILIZADA GRATUITAMENTE.

- JUSTIÇA: POR AGORA VERDADEIRAMENTE TEM QUE SER CEGA… NO FUTURO TEM DE CAMINHAR PARA SER INEXISTENTE.

- REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: PARA EXTINÇÃO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL

- SAÚDE: NUTRIÇÃO BASEADA EM ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (INGESTÃO DO MININO POSSÍVEL DE CARNES) E ÁGUA COM QUALIDADE SUFICIENTE… E TEMOS TODA A SAÚDE QUE PRECISAMOS…

Fenix disse...

Voz

Grata pelo contributo.

Abraço
Ana

Zé Rainho disse...

É obrigatório que exijamos ser ouvidos. É urgente que se mude de situação da apatia e do desinteresse pela "coisa pública".
Vamos tentar responder às questões suscitadas:
Educação - indispensável e sempre na senda da excelência. Igual para todos à partida. O percurso consoante o mérito de cada um;
Habitação - com um mínimo de condições, mas não oferecida. Conquistada com o esforço de cada um, ainda que, com ajuda aos mais debilitados;
Informação - Profusa, rigorosa e independente;
Justiça - Igual para todos, célere e de acesso fácil. Justa na decisão indepentemente da posição política, educacional, económica dos litigantes;
Representação política - Partidária e de Independentes em todos os órgãos de soberania. A Sociedade civil deveria ser tratada em igualdade com os Partidos políticos. Círculos uninominais. Redução do nº de deputados. Responsabilização criminal dos decisores;
Saúde - Igual para todos e de acesso generealizado. Pagamento diferenciado consoante os rendimentos. Não é possivel sustentar um SNS que não tenha fontes de financiamento por quem possa pagar.´
É, apenas, opinião pessoal sem demagogias nem populismos.
Caldeira

Fenix disse...

Amigo Zé

Grata pela sua contribuição.

Beijos
Ana

Unknown disse...

Em poucas palavras:
Educação: escola inclusiva fardada, ou seja, diversidade e RIGOR;
Justiça: revisão da constituição mais transparencia e pragmatismo;
Informação: Privatização dos meios de comunicação;
Representação politica: Fim do financiamento aos partidos politicos, dando lugar aos anónimos; redução dos ordenados;
Saude não está assim tão mal;
A habitação acho que é um problema de expeculação imobiliára.
Em suma, mudava severamente o conjunto da Educação-justiça-política.

Fenix disse...

Manjedoura,

Grata pela visita e pelo contributo.

HORIZONTE XXI disse...

Cara Fénix
perspectivas e ideais similares.
Cada vez somos mais.

Um abraço livre

Fenix disse...

Caro Horizonte XXI,

Prazer em recebê-lo e saber que temos a mesma sensibilidade!

O futuro só poderá ser melhor (depois de passado o Cabo das Tormentas) porque o deus dinheiro está a perder adeptos, apesar de tudo!

Abraço Livre. :)

Ana