segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulher ....em 8 de Março!


Celebrar o Dia Internacional da Mulher no século XXI!
Dia triste para as mulheres!
Se existe este dia é porque ainda falta muito caminho a percorrer até atingirmos o estatuto do homem na sociedade, e é necessário "lembrar" que existimos e exigimos ter os mesmos direitos...
Mesmo quando, se pretende comemorar neste dia as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres no século passado, afinal quem é que lhes concedeu / reconheceu esses direitos?
É como se o escravo celebrasse o dia em que teve a sua carta de alforria... mas o mérito será sempre do seu "senhor" que lha concedeu.
Veja-se as quotas das mulheres na política. Eu acho isso humilhante! Se estivessem todos em pé de igualdade no acesso, não seriam necessárias quotas, pois as mulheres estariam colocadas (ou não) por todas as razões, mas nunca para terem que cumprir as tais "quotas", pois parece ser uma  condescendência masculina, o que só  diminui a mulher.
Falo no sem sentido actual desta celebração, no mundo que se diz "civilizado" onde é suposto estarmos todos no mesmo patamar.
Quanto ao mundo "não civilizado", já não se trata de se ser mulher ou homem pois aí são os direitos fundamentais dos seres humanos, sejam eles mulheres, homens ou crianças que estão em causa, e então terá que ser instituído o "Dia Internacional do Ser Humano"!

7 comentários:

Quint disse...

Não sou contra o conceito do Dia, pois existem ainda situações perfeitamente escabrosas que urge denunciar.
O que me deixa perplexo é que nalguns casos se reduza a coisa a uma oferta de uma flor por parte de entidades públicas!

Fenix disse...

Caro Ferreira-Pinto
Acredite que eu não pertenço àquele grupo de mulheres "feministas empedernidas"!! Acontece que me entristece que aos olhos de uma boa parte dos homens sejamos ainda consideradas uma raça inferior e muitas vezes somos olhadas com condescendência por eles! Por isso é que me irrita ter que existir este dia! Não devia ter que existir...:)

Quint disse...

Falta inspiração ou motivação à escrita?

Fenix disse...

:-)
Um pouco das duas!
E um pouco de preguiça mental! Depois, com os bons temas e textos dos blogues que visito, ás vezes sinto-me muito "pequenina"...

O Embirrante disse...

Cara Fenix

Ainda não foi desta que o "demo" me levou, tive uma crise cardíaca mas coisa leve, estou medicado e impossibilitado de teclar como era hábito, enfim.

Cumprimentos

Quint disse...

Cara Fenix, vejo que continua a castigar-nos à míngua dos seus nacos de prosa ... de qualquer modo, votos de uma SANTA PÁSCOA!

Fenix disse...

Caro Ferreira-Pinto
A Fenix entrou em autocombustão...
Está a terminar uma fase existencial!
Regressará quando for oportuno!
Entretanto, o seu "espírito" sobrevoa a blogosfera! :))
Santa Páscoa (com tudo o que de bom o santo signifique).