quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Curiosidades... do Portugal de Hoje!

Por motivo de estar involuntariamente desocupada (doença), com bastante tempo disponível, e porque tenho um familiar jovem que necessita de arranjar trabalho (1º emprego), hoje solidária, pus-me a percorrer um site muito conhecido para procura de emprego:
- IEFP- NETEMPREGO (Instituto do Emprego e Formação Profissional,que pertence ao MINISTÉRIO DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL.

Surpreendeu-me este em particular, que passo a transcrever:

"Sector de Actividade da Entidade: ACTIVIDADES DE LIMPEZA GERAL EM EDIFÍCIOS
Categoria: OUTRA PROFISSÃO
Habilitações Mínimas : 9º Ano
Tipo de Carta Condução : Ligeiros
EMPREGADO PARA TAREFAS NO ARMAZÉM DE CONTROLE DE STOCKS E REPARAÇÕES
DE MÁQUINAS ELÉCTRICAS DE LIMPEZA (ASPIRADORES, MONO DISCOS, ETC.). COMO SE TRATA DUMA EMPRESA DE LIMPEZA TERÁ TAMBÉM DE ESTAR DISPONÍVEL PARA EFECTUAR SERVIÇOS DE LIMPEZA NOS CLIENTES DA EMPRESA."

"Conhecimentos Específicos:  CONHECIMENTOS DE UTILIZADOR DE INFORMÁTICA (WORD E EXCELL)"
"Remuneração oferecida:  475   Euro"
"Subsídio de Refeição:  1 "

Não admira que o autor do anúncio tivesse dificuldade em qualificar a profissão, remetendo-a para "OUTRA" ...

Não me surpreende, que haja empregadores que queiram reunir num só funcionário, todas estas qualificações, pois estamos em "crise"...

O que me surpreende é que um site do governo, aceite que alguém coloque um anúncio "explorador" desta natureza, onde se  pretende um funcionário com esta "polivalência" (com conhecimentos tão específicos, como reparador de máquinas eléctricas) entre outros, tudo pelo módico salário de 475,00 Euros mensais!

E ainda, "COMO SE TRATA DUMA EMPRESA DE LIMPEZA TERÁ TAMBÉM DE ESTAR DISPONÍVEL PARA EFECTUAR SERVIÇOS DE LIMPEZA NOS CLIENTES DA EMPRESA".

Agora eu imagino se a empresa em questão, em vez de limpezas se dedicasse a cirurgias...

Se não fosse tão triste, era mesmo para rir...









13 comentários:

Quint disse...

É a chamada polivalência que, segundo dizem, exige a dita flexissegurança que depois de reunidas cumulativamente, segundo dizem também que eu dessas coisas nada seu, proporcionam um desenvolvimento económico fabuloso.
Especialmente para os anunciadores, vulgo patrões "tugas".

Fenix disse...

É como diz, e pena é que as leis que regulamentam o trabalho não tenham uma vertente mais dignificante, para que não se instale a "lei da selva" da oferta e da procura.

jotaC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jotaC disse...

Desde que aquele ministro, que já não é, disse que Portugal podia competir com os chineses, era mais que certo iriam aparecer aberrações desta.

Cara fénix:
Li o seu comentário no 4R, fiquei sensibilizado. Desejo-lhe rápida recuperação...

Fenix disse...

Caro jotaC:
Há um caminho muito longo a percorrer (no mundo) até que se reparem as injustiças e se torne este espaço mais fraterno e habitável! Só é preciso QUERER! Mas talvez tenha que ser assim, para que se cumpram certos desígnios que nós desconhecemos, pois não acredito que se estivesse na mão do ser humano a mudança, esta não se efectuaria!
Grata pelos votos de melhoras.

UG'ARD-OBJECTOS DE DECORAÇÃO-Pedra/Metal/Madeira disse...

Verifico com agrado que hà gente interessada em debater as atrocidades desta dita "democracia", como dizia um pensador nosso contemporaneo:"se queres mudar o mundo, muda-te primeiro a ti mesmo"! Pois bem, julgo que este è um exemplo em muitos de que hà algo a fazer contra a inoperancia a que nos acomodamos, por isso, estarà na hora de dar um grito de basta e dar inicio a essa coisa da dignidade do homem, pois tanto se fala adjectivos bonitos mas ninguem lhes sabe o sentido!
Um bem haja FENIX

Fenix disse...

É verdade Ug'ard
Se cada um de nós pusesse em marcha a sua própria mudança... Acontece que para querer mudar é preciso reconhecer essa necessidade...

Quint disse...

Minha cara, a persistência, a abnegação, a coragem e a fé da esperança e do amanhã são um garante que conseguirá atingir o objectivo a que se propõe.
Não sabia, nem fazia ideia ... mas estou certo que renascerá das cinzas assim fazendo jus ao modo como se assina!

Fenix disse...

Caro Ferreira-Pinto
Grata pelas suas palavras de encorajamento! Renasço das cinzas a cada dia! Sinto-me "espectadora" do fervilhar dos acontecimentos, especialmente dos nacionais, e para isso muito contribuem os bloguers com os quais preencho bastante o meu tempo. A doença ultrapassa-se (sobrevivendo ou fenecendo) :) Mas as injustiças sociais, essas deixam marcas profundas de revolta ...

Quint disse...

Tem razão, mas não permita que as mesmas se tornem esmagadoras.
E, pedindo perdão pela ousadia de a corrigir, a doença ultrapassa-se ... sobrevivendo e não fenecendo. E que esse sobreviver seja feito de vida e não um lento arrastar!

Catarina disse...

Olá, Fenix!
Vim fazer uma visitinha.
Distraída como sou, ainda não me tinha apercebido que você tinha um blogue.
Conte com mais esta visitante!
Um abraço.

Fenix disse...

Cara Catarina
Grata pela visita. Como pode constatar não sou grande "produtora" de textos no meu blogue! Aprecio comentar nos vários que visito, e quando me "dá na gana"(!) escrevo aqui. Bem-vinda!

Catarina disse...

Fenix… eu não “produziria” melhor! Gostei do que li.
E vamos dispensar o “cara”,está bem? Afinal já nos “conhecemos” !
Abraços.